.

.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O VILÃO: O CORINGA ( THE JOKER ) - CESAR ROMERO

O Coringa (The Joker) certamente foi o vilão de maior sucesso da série produzida para a televisão, Batman (1966-68). Ele foi magistralmente interpretado pelo ator César Romero. No seriado o Coringa aparece como o “palhaço do crime”. Ele possuía cabelo verde, uma cara toda pintada de branco e uma boca vermelha enorme. Mais seu ponto forte era a gargalhada insana... 
Sem falar que foi o maior espinho no caminho do Batman e Robin.
O pouco que se sabe do Coringa do seriado é que ele foi um hipnotizador quando jovem e um “expert” no campo da eletrônica. E suas habilidades como um mestre ilusionista lhe permitem facilmente escapar da prisão.
O Coringa era o que mais se parecia com o vilão Coringa dos quadrinhos... 
O Coringa participou de 19 episódios (5, 6, 15, 16, 25, 26, 55, 56, 71, 72, 73, 81, 82, 91, 92, 104, 110, 111 e 118), de 1966 a 1968 e, também, participou do longa metragem Batman produzido em 1966. O nosso vilão fez parceria em 03 episódios com o Pinguim e 02 com a Mulher-Gato.
O ator Cesar Romero se recusou - categoricamente - a raspar seu bigode para o papel do Coringa. Se observarmos direitinho o bigode é visível mesmo debaixo da maquilagem branca dele. 
Os enredos envolvendo o Coringa estavam entre o mais estranho de todos: Aterrorizar Gotham City em um disco voador; Roubar as habilidades de um campeão de surf; Formar uma escola de arte para milionários, a fim de raptá-los; Criar um cinto de utilidades igual ao de Batman e criar robôs como caixas de banco!
Ele tinha um poder de convencimento junto à mulherada que não tava no gibi...  Ele as persuadia em ajudá-lo nos seus crimes usando seu charme e inteligência.
O Coringa interpretado por Cesar Romero é o tipo do personagem que ficará registrado para sempre em nossa memória. Impossível esquecer sua expressão caricatural e seu riso irônico.  Uma comédia, um verdadeiro circo...
O Coringa, sem dúvida, era o maior inimigo do Batman... E talvez, o mais perigoso de todos eles. 
A personagem Queenie interpretada pela atriz Nancy Kovack foi a primeira assistente do Coringa. Ela ajuda o Coringa a criar seu próprio cinto de utilidades. Episódio: 05-06.
O coringa também contou também com ajuda dos capangas Oliver, Stanley, Ernie, e WC Fields (atores não creditados) .Episódio: 05-06.
A atriz Donna Loren interpretou a personagem Suzy Cheerleader.  Ela é uma líder estudantil na Escola e membro secreto do bando de Coringa. Episódio: 15-16.
Suzy Cheerleader e o Coringa (The Joker). Episódio: 15-16.
Ele contou também com os facínoras Nick (interpretado por Kip King) e Two Bits (interpretado por Greg Bento). A Gang do Coringa tentou desencaminhar os alunos da Escola Woodrow Roosevelt High, bem como, o time de Basquete do Ginásio. Episódio: 15-16.
A atriz Jane Wald interpretou Jill, a assistente do Coringa neste episódio. Episódio: 25-26.
A convencida Cornélia - interpretada por Kathy Kersh - era muito vaidosa. Vivia se olhando no espelho e era louca por casacos de pele. Episódio: 53-54.
Os capangas do Coringa: Trava e Bolt (interpretados por Louis Quinn e Larry Anthony) – Além de capangas, eram também amigos dele. Eles se sentem devedores ao Coringa pelo fato do vilão ter sequestrado todo o júri em seu julgamento e mantido a esposa do juiz de refém. Simples assim... He, He. Episódio: 53-54.
Vênus (interpretada pela atriz Terry Moore) foi uma assistente do Coringa, que juntamente com o Pinguim (Burgess Meredith) e vários capangas, ajudou no plano do “Crimes do Zodíaco”. Episódio: 71-72 e 73.

O Vilão Coringa se uniu a outro inimigo do Batman - o Pinguim – para executar o plano dos Crimes do Zodíaco. Episódio: 71-72 e 73.
Os capangas neste episódio tinham os nomes de Mercúrio (Hal Baylor), Marte (Joe Di Reda), Júpiter( Stacey Jeff ), Saturno (Eddie Saenz), Urano (Charlie Picerni ), Netuno (Dick Crockett). E cadê o Plutão? Até parece que a produção já sabia que Plutão deixaria de ser um planeta em 2006. Episódio: 71-72 e 73.
A parceira de tramoias do Coringa - Josie Miller (interpretada pela atriz Phyllis Douglas) - Era uma menina de fantasias enormes... Ela alimentava a ideia de ficar noiva de Bruce Wayne como parte dos esquemas criminosos do Coringa. Mas não deu certo... Episódio: 81-82.
O Coringa e sua pupila Josie Miller. Episódio: 81-82.
O Coringa neste episódio contou com a ajuda dos comparsas robôs: Sr. Glee (Lawrence Montaigne), o Sr. Yock (Ed Deemer), o Sr. Boff (Clint Ritchi) – Eram robôs que o coringa chefiava por controle remoto e que atendia aos seus comandos de voz. Episódio: 81-82.
Baby Jane Towser interpretada por Diana Ivarson. Episódio: 91-92.
Baby Jane Towser – Uma rica herdeira que promoveu um concurso de arte e ficou impressionadíssima com a habilidade de Coringa no Concurso. Ledo engano... Episódio: 91-92.
Sua parceira neste episódio foi Undine (interpretada por Sivi Aberg) – Uma linda cúmplice que trabalhava na praia no “Surf Shop” de Gotham.
Os personagens Riptide e Wipe Out (interpretados por Ir Ward e Ron Burke). São os capangas surfista. A habilidade de ambos é fabricar pranchas de surf.
O Coringa e os Surfistas em ação.
Neste episódio o Coringa se uniu com a Mulher Gato em busca de um pergaminho que os levará a um importante depósito de pólvora.
O personagem Lucky Pierre (interpretado por Pierre Salinger) era um advogado  da boa sorte contratado pela Mulher Gato...
A assistente Esmeralda (interpretada por Corinne Calvet) – Foi mais uma daquelas assistentes do Coringa que nada fazia, a não ser caras e bocas...
Participaram também da trupe do Coringa: Shamrock (Jeff Burton) e Chartreuse (Tony Gardner ).
E mais uma vez como assistente de vilões no seriado, Richard Bakalyan como Verdigris . Houve a participação também do Professor Greenleaf (Fritz Feld) e Sra. Verde (Ellen Corby) – que ajudaram na invasão marciana.
O fabuloso ator Cesar Romero morreu em 01 de janeiro de 1994 aos 87 anos de idade. Ele é e sempre será o mestre maior de todos os Coringas que ainda estão por vir... Indiscutivelmente!

Nenhum comentário: